parada segura

Quatro meses depois, lei que permite desembarque seguro ainda é desconhecida da população

Eduardo Tesch


Usuários desconhecem lei que permite a mulheres, idosos e pessoas com deficiência descerem fora dos pontos após as 22h
Foto: Renan Mattos (Diário)

O projeto de lei intitulado Parada Segura, de autoria da vereadora Celita da Silva (PT), Professora Celita, foi aprovado em março na Câmara de Santa Maria. A proposta permite que o desembarque do ônibus de mulheres, idosos ou pessoas com deficiência possa ocorrer em qualquer lugar após as 22h, porém é desconhecida de parte da população. 

A empregada doméstica Carmen Veiga, 56, costuma usar o transporte coletivo todos os dias. Ele conta que não tinha o menor conhecimento da nova lei.

- Não sabia mesmo. Achei ótimo. Vai trazer mais segurança pra nós, né? A cidade está muito violenta. Quando preciso voltar de noite do trabalho acabo optado pelo táxi - afirma ela.

A aposentada Eloa Moura, 58, é outra que não tinha conhecimento da lei. Ela diz que se sente insegura em caminhar da parada até a casa dela durante a noite.

Prefeitura encaminha para votação projeto para regularizar áreas ocupadas em Santa Maria

- Isso vai ser ótimo, mas não sabia. Acho que falta propaganda, né? Nunca ouvi ninguém falar sobre isso antes. Tinha que ter nos ônibus, não sei. Agora espero que a gente tenha mais segurança, porque está difícil - reclama.

Apesar do desconhecimento de parte da população, o gerente operacional da ATU, Cristiano Andretta, diz que os motoristas estão orientados a seguir a nova legislação. O que acontece, muitas vezes, é que a própria parada acaba sendo o lugar mais seguro para o passageiro descer.

- Está funcionando plenamente, os motoristas sabem disso. Geralmente que usa esse recurso são usuários fixos do mesmo horário e já tem uma relação com os motoristas. A gente só explicou que as pessoas precisam desembarcar em lugares com segurança - afirma.

A vereadora Celita afirma que 4 mil panfletos foram impressos para servir de divugação. Ela garante que as propagandas serão intensificadas para que toda a população tenha conhecimento, especialmente as mulheres.


Eloa Moura desconhece a Lei Parada Segura
Foto: Renan Mattos (Diário)

- É um direto conquistado. Já estamos fazendo uma ampla divulgação, mas vamos aumentar ainda mais. É uma lei que trata sobre segurança e isso é muito importante para a cidade. As pessoas vão poder chegar com mais segurança em casa - afirma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadores têm 5 projetos para votar no 2º semestre Anterior

Vereadores têm 5 projetos para votar no 2º semestre

Segunda via do título de leitor pode ser feita pelo celular Próximo

Segunda via do título de leitor pode ser feita pelo celular

Política